sábado, 4 de fevereiro de 2012

Balanço do primeiro mês

Há exatamente um mês atrás desembarcava aqui em Londres. 


Estava bem animado, com algumas idéias do que seria a cidade na minha cabeça, outras idéias a respeito de como iria aprender inglês e tal.


Hoje, 1 mês depois, posso dizer que muita coisa era exatamente como eu imaginava e outras nem tanto.


Primeiro de tudo, essa história de que 3 meses passam rápido é pura bobagem, 3 meses são 3 meses e não estão passando rápido coisa nenhuma. Isso não quer dizer que não estou gostando da viagem, é claro que estou, tudo está sendo ótimo e morar em Londres tem sido uma grande experiência de vida.


Mas, o primeiro mês demorou pra passar. 


Talvez para quem tenha seus 20 anos e venha pra cá sem compromisso nenhum com as coisas no Brasil, o tempo passe mais rápido, mas para mim, que estou aqui sem as pessoas e coisas que mais gosto na vida o tempo tem o seu curso normal.   


Fora a saudade, o balanço do primeiro mês é extremamente positivo.


Depois de 1 mês me sinto totalmente habituado a Londres. Ja conheço os seus principais bairros e avenidas, ja sou íntimo do sistema de transporte da cidade, ja conheço a região dos bares e das compras, enfim, sou quase um londrino.


O que diferencia Londres de outras capitais que conheço é a infraestrutura e a organização. Aprendi que essas duas palavrinhas fazem toda a diferença numa cidade. Eles são preparados para tudo, tem um excelente sistema de transporte, organizam todo o fluxo de trânsito. Investem em turismo e são preparados para receber pessoas de todo o mundo, enfim, é realmente primeiro mundo.


Mas quem pensa que Londres é tão diferente assim de São Paulo está muito enganado. Pra mim, não é. Com exceção da infraestrutura e da organização, construídas talvez pelos 1300 anos que Londres possui contra cerca de 500 de SP, ambas as cidades não são assim tão diferentes.


Londres tem seus problemas. É uma cidade tão suja quanto SP, tem um custo de vida carissimo, o que faz as pessoas viverem em ambientes pequenos, longe do centro e pagando horrores, e, tem todos os problemas que uma cidade grande costuma ter.


Mas, o que mais me empolga aqui é a história. Andando por Londres, vc revive um pouco da história da humanidade. Cada pedaço da cidade, cada edifício, tem uma história pra contar, quase sempre vinculada a um rei ou uma rainha que governou o país em uma época antiga. Isso é muito legal.


Em relação ao inglês, me sinto agora muito mais confortável em falar e principalmente em entender. Acho que quem ja veio para um país estrangeiro sabe o que eu estou falando: O primeiro mês não é fácil!


Quem não veio, não se engane: "-Ahhh, mas eu fiz 3 anos de cultura inglesa no Brasil", "Ahh, mas eu falo muito bem em ingles com os outros brasileiros e com meu professor". etc...


Meu amigo, quando vc chega aqui a coisa é outra. Você mal pode entender coisas simples, perguntas bobas, e só depois de algum tempo é que vc vai começando a se acostumar com o jeito deles falarem e com o inglês nativo, Estou extamanente vivendo essa fase agora.

Ainda não consigo entender 100% do que eles dizem, mas consigo ter uma boa conversa (com vários erros). Isso porque, o nível aqui é outro. Aqui ninguém pede para vc descrever como foi o seu fim de semana (como nas aulas de inglês no Brasil), aqui, eles querem conversar com vc sobre a situação econômica do Brasil e sobre a crise do euro na Europa. Vcs podem imaginar como isso é difícil?! Cadê vocabulário pra isso tudo?

Mas aos poucos vou me adaptando.

Percebo alguma melhora no meu inglês ja no primeiro mês e espero que nos próximos, a coisa evolua.

No mais a coisa é a mesma, sinto saudades do Brasil, me cobro muito quanto ao inglês, me divirto a valer e estou procurando viajar bastante.

É isso. Espero não ter esquecido de nada.

P.S: Comecer a escrever esse post as 6:45p.m, parei para o jantar, depois fui para um PUB e retornei quase agora depois de alguns (vários) pints. Estou terminando de redigir as 2:45a.m., portanto, perdoem-me se tiver algum erro de portugues ou coisas desconexas..... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário