quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Day 8 - Balanço de 1 semana

Hoje faz uma semana que cheguei em Londres e ao invés de contar o que fiz durante o dia pensei em fazer um balanço de como estão as coisas.


Vamos por tópicos:


A cidade


Londres é tudo aquilo que vocês falavam aí no Brasil e mais um pouco. É uma cidade linda, cosmopolita, tem de tudo, é ao mesmo tempo tradicional e milenar, enfim, é do cacete.


Mais para frente vou fazer um post comparando Londres com São Paulo. Não vou me atrever a fazer essa post agora pois não acho que conheço Londres tão bem ainda para compará-la com qualquer outro lugar.


A vida aqui


Nessa primeira semana, a vida aqui tem sido muito tranquila. Venho me adaptando bem aos costumes extremamente polido dos ingleses, às comidas, ao jeito de se vestir e de se portar, enfim, tudo anda bem.


No entanto, não são só mil maravilhas. Estudar em um país distante é ao mesmo tempo bom e ruim. Ainda que a cidade seja deslumbrante, não pensem que é fácil ficar longe de tudo o que você mais ama: esposa, família, amigos, corinthians, sofá, e assim por diante. Ao contrário, é bem difícil. Tem dias que vc esta num lugar super legal e pensa: "Putz, é uma pena estar aqui sozinho". E isso é bem ruim.


Tenho muitas saudades do Brasil.



Os Harper


Dei muita sorte em ter caído numa homestay tão legal. Os Harper são muito gente boa, muito cultos, divertidos e realmente são preocupados em agradar seus hóspedes. Eles tem por costume fazer longos jantares (cerca de 1h30) todos os dias e conversar bastante durante as refeições. Isso ajuda muito a melhorar o inglês e eles são realmente muito agradáveis.


Além disso, a casa é ótima, bem grande, no estilo vitoriana, estou num quarto confortável e tenho tudo de que preciso pra viver bem tranquilamente aqui. É uma pena que ao final do mês terei de me mudar.



O inglês


Bom, esse assunto é mais complexo. 


Passada uma semana, me sinto melhor em entender o que os nativos dizem, mas não se enganem. Ainda não entendo tudo o que eles falam. É bem difícil.
Pra terem uma idéia, apenas a uns 2 dias atrás fui entender que, ao contrário do que eu pensava, a Nora Harper não é inglesa, mas sim checa. Pois é, ela nasceu na República Checa e eles tinham me dito isso no primeiro dia. Só que é bem difícil vc entender que algo que sai com o som de "Dzek epblik" é, na verdade, "Czech Republic".


O acento inglês também é muito diferente daquilo que se ensina ai no Brasil, o que dificulta demais o entendimento quando vc chega aqui e torna complicadíssimo acertar a pronúncia. Por exemplo, diferente do inglês americano, algumas letras tem som de "A". Assim, palavras como PUB e DOUG, LONDON tem o som mais ou menos como: PAB, DAG e LANDON. 


No entanto, muito embora tenha encontrado muito dificuldade em me comunicar, o balanço da primeira semana é bem positivo e ja consigo sair de situações complexas falando normalmente, ainda que com muita dificuldade.


O fato de terem me colocado numa classe de upper intermediate também deu uma bela motivada.


Enfim, acho que o balanço é esse. Não sei se esqueci de comentar algum tema, mas acho que é isso.


P.S: Pra não perder o costume hoje depois da aula dei uma passeada por um bairro bem legal chamado Soho que é tão multicultural quanto a própria cidade de Londres. Foi bem legal, mas não vou postar fotos não, to cansado.


P.S2: Achei um PUB (Leia-se PaB) bem legal aqui perto de casa. E vejam só: No bar tem 20 tipos diferentes de cerveja, hoje é dia 11 de janeiro e ficarei aqui nesse bairro até o dia 30. Pois bem, dia 30 menos dia 11 é igual a 20 tipos de cerveja. Coincidência incrível, não?! Só pode ser o destino. Diante disso, terei que tomar uma cerveja por dia. Com essa constatação, inauguro o quadro nesse blog chamado "A cerveja de hoje".




A cerveja de hoje


A cerveja de hoje foi uma chamada Brooklyn Brewery, uma cerveja artesanal americana do tipo Lager, bem encorpada e forte, ideal para um dia frio como o de hoje. Um pint custou £5 e valeu a pena.




É isso pessoal. Boa noite a todos.


  



Um comentário: