domingo, 26 de fevereiro de 2012

Futebol em Londres - Chelsea x Bolton

Olá amigos;

Uma das coisas que eu não poderia deixar de fazer aqui em Londres antes de voltar ao Brasil seria assistir a um jogo de futebol de um time local.

Não sei se vcs sabem, mas comprar ingressos de jogos aqui em Londres é ao mesmo tempo difícil e caro.

Difícil porque os torcedores dos times grandes aderem ao programa de fidelidade, estilo sócio torcedor, e compram tudo de forma antecipada. Assim, não sobra quase nada para o público em geral.

Caro porque os ingressos mais baratos custam na faixa de £50, o que é quase R$150,00.

Bom, mesmo diante dessas dificuldades, consegui comprar o ingresso para o jogo de sábado – Chelsea x Bolton. Comprei o ingresso mais barato que me custou £53 para um assento atrás do gol:



Valeu a pena. Vamos aos detalhes.

O estádio do Chelsea é o Stamford Bridge que fica localizado na zona Oeste de Londres, numa área bem bacana.

Como quase tudo aqui em Londres, o estádio tem uma estação de metrô na porta, o que facilita bastante o embarque e desembarque de um contingente enorme de torcedores.

No entanto, assim como no Brasil, existe muita lotação no metro nos dias de jogos e o policiamento é redobrado, a diferença é que aqui é tudo muito organizado.

O Stamford Bridge foi inaugurado oficialmente em 28 de abril de 1877 e foi usado durante muito tempo como uma arena para atletismo. Foi então que os irmãos Gus e Joseph Mears adquiriram o estádio com a intenção de que este recebesse partidas de futebol. A ideia de trazer times da elite do futebol inglês não deu muito certo, então os irmãos Mears decidiram fundar um time para o estádio, o Chelsea Football Club.

O nome e o lugar, chamado Stamford Bridge, remontam a um passado glorioso. Foi o campo da batalhas do reinado de rei Harold, em 1066, contra os vikings. Mas o nome do estádio não tem nada a ver com a batalha, e sim com a localização. Hoje ele é visitado não somente por ser home dos blues, mas por constituir-se de um dos mais antigos da cidade, com quase 140 anos.

Seguem algumas fotos do estádio:










Embora o estádio seja bem antigo, ele continua bem moderno, com instalações super boas. O banheiro é limpo e eles vendem cerveja e lanches dentro do estádio.

Eu comi um hambúrguer gigante e muito gostoso que custou £4,80, ou seja, preço normal. Vc não é assaltado porque está no estádio.

Como não poderia deixar de ser, os assentos são marcados e o pessoal respeita demais esse tipo de coisa aqui. Cheguei quase em cima da hora do jogo, o estádio estava lotado, mas meu lugar estava la, desocupado e limpo.

O estádio não tem ponto cego, portanto, qualquer lugar é bom pra assistir o jogo. Como vcs podem ver pelas fotos, apesar de comprar um ingresso pra trás do gol, dei sorte e acabei sentando na “quina” do campo, na junção da linha lateral com a linha de fundo, o que me ajudou a assistir o jogo de uma forma melhor.

Outra coisa que chama a atenção é a inexistência de barreira entre a arquibancada e o campo. Tem apenas um “murinho” da altura do meu joelho que não evita qualquer invasão de campo. Mas, estamos em Londres e aqui não costuma ter coisas desse tipo.

A TORCIDA

A torcida inglesa é totalmente diferente da brasileira. Eles são apaixonados por futebol, mas são extremamente contidos na torcida e comemoração. Eles usam umas musiquinhas bem tímidas, palmas e vaias para demonstrar sua emoção, mas nada que se compare ao jeito brasileiro de torcer. Por aqui não se ouvem xingamentos ao juiz, aos jogadores adversários, enfim, os caras mostram todo o jeito inglês de ser durante a partida.

Quando foi anunciada a escalação, me espantei com a torcida vaiando alguns jogadores do time, coisa que a torcida do Corinthians não faz. Entre os vaiados estavam: David Luiz, Kalou e Malouda.   

Dentre os titulares, a torcida tem verdadeira adoração pelo Frank Lampard. É algo totalmente diferente, basta o cara tocar na bola que a galera já começa a cantar a musiquinha do Lampard: “Super, Super Frank, Super, Super Frank, Super, Super Frank Super Frank, Super Frank Lampard”
Também são bem queridos: Cech, Ashley Cole, Drogba e Ramirez.

O JOGO

O Chelsea estava em quinto lugar na Premier League e precisava ganhar para se aproximar dos lideres.

Dessa forma, começou o jogo indo pra cima e tentando jogadas de ataques contra um Bolton totalmente recuado.

Aliás, um parênteses: O Time do Bolton é uma coisa bisonha. Os caras são muito ruins e se colocássemos esse time para disputar o Brasileiro seria rebaixado na primeira divisão, quiçá na segunda.

Unica jogada do Bolton no primeiro tempo inteiro

Com o Bolton totalmente recuado, o Chelsea persistia no erro de deixar seus zagueiros armando as jogadas. Assim, David Luiz era armador no primeiro tempo.

E foi isso, um primeiro tempo chato com poucas chances de gol do Chelsea, nenhum chute a gol do Bolton e que terminou 0 a 0.

As equipes voltaram para o segundo tempo na mesma pegada, com o Chelsea atacando e o Bolton se defendendo e parecia que ia ser o mesmo jogo morno, até que uma jogada mudou a história da partida.

Aos 2minutos do segundo tempo, David Luiz (aquele zagueiro brasileiro que foi vaiado antes da partida) pegou a bola antes da linha do meio campo e partiu pela esquerda do ataque como se fosse um lateral, tabelou com alguém no meio, adentrou a área e recebeu a bola para marcar um belo gol. Chelsea 1x0 Bolton.

Perdendo de 1 a 0 o Bolton resolveu sair de trás e atacar o Chelsea, com isso, o time da casa recuou e passou a jogar no contra-ataque.

Aos 15min, num lance de escanteio, Frank Lampard colocou a bola na cabeça de Drogba para Chelsea 2x0 Bolton.

Lampard cobra escanteio para o gol de Drogba



Comemoração do 2º gol
 Não muito tempo depois, aos 33 min, Ramirez pegou a bola e partiu numa arrancada pelo meio de campo até ser derrubado na entrada de área, a bola sobrou para a ponta direita e o Juan Mata fez uma bonita jogada e cruzou na área para Frank Lampard escorar para as redes e marcar o terceiro gol do Chelsea para delírio da torcida dos blues.



Drogba com dor na unha do pé esquerdo

Comentário: O Chelsea não é nada demais não, jogou contra um time ridículo e por isso fez 3 a 0. Pra mim pareceu óbvio que os únicos que jogam alguma bola no time são: David Luiz, Ramirez, Lampard e Mata, o resto é de mais ou menos pra ruim.
Vontade de invadir


FICHA TÉCNICA:

CHELSEA: Cech, Ivanovic, Cole, David Luiz, Cahill, Essien, Ramires (Mikel - 88'), Lampard, Mata, Drogba (Torres - 76'), Sturridge (Kalou - 80'). Téc: Vilas Boas

BOLTON WANDERERS: Bogdan, Steinsson, Ricketts, Wheater, Ream, Muamba, Reo-Coker, Pratley Booked, Tuncay (Eagles - 75'), Ngog (Sordell - 65'), Miyaichi

ARBITRO: Oliver

PÚBLICO: 40.999



MATCH STATS


Possession40%60%94minsChelseaBolton Wanderers

Shots

258

On target

161

Corners

147

Fouls

713




Foi muito legal ter assistido ao jogo, e ter experimentando o jeito inglês de torcer e assistir futebol. A organização é impecável e temos muito o que aprender até a Copa do Mundo.

Foi show!

No final do jogo, encontrei em frente ao estádio um restaurante brasileiro:





Conversando com a dona, Dona Joana, fiquei sabendo que eles servem comida brasileira no almoço de quinta a domingo. Essa semana vou dar uma passada lá para matar a saudade da comida brasileira.

Até mais.

6 comentários:

  1. Diante do relatado, só tenho uma pergunta: você continua pró Copa do Mundo no Brasil em 2014?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca fui pro Copa do Mundo, acho que o governo deveria ter outras prioridades em seus gastos. Entretanto, uma vez que fomos escolhidos para organizar o evento, acho que temos condicoes de organizar uma excelente copa.

      Excluir
  2. Como não gosto muito de futebol, adorei o restaurante brasileiro..rs
    Bjs te amo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, dá próxima vez comparecerei ao Camp nou...rs Só que a impressão que terei do Barcelona será bem diferente desta que vc teve dos blues..rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sei nao, talvez la tenha uns 6 jogadores bons ao inves dos 3 do Chelsea.

      Excluir